Ambiente de teste
Fotografia de um grupo de pessoas em ação social coletando lixos e recicláveis
Voltar

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 

O Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge promove uma política de Responsabilidade Social alinhada com seus valores e missão e em consonância com seu PDI e preconiza que a Responsabilidade Social é uma dimensão que relaciona vários aspectos quanto aos conhecimentos produzidos e difundidos na universidade e que variam de acordo com o seu contexto social. Além disso, deve ampliar a visão e a capacidade de interpretação dos estudantes e colaboradores, prepará-los para trabalhar de forma criativa em prol do desenvolvimento da sociedade, estimular que o conhecimento existente seja avaliado criticamente e procurar as melhores maneiras para que os indivíduos possam conceber uma boa sociedade.

Assim, o Núcleo de Responsabilidade Social da Unijorge, atua articulando os sujeitos internos e externos à instituição, assumindo um caráter de mediação com a sociedade que a circunda. Desta forma, busca participar, por meio de suas atividades de ensino-aprendizagem, da resolução de demandas da comunidade na qual está inserida, contribuindo para a geração de um modelo de desenvolvimento que privilegia, além do crescimento da economia, a promoção da qualidade de vida, a inclusão e o respeito à diversidade, e o respeito ao meio ambiente.

Cartaz com informações do Núcleo de Responsabilidade Social da Unijorge: 1) Núcleos Institucionais 2) Parcerias Públicas ou Privadas 3) Comunidades Interna/Externa 4) Cursos de graduação e Pós-Graduação

 

Com isso, as ações internas e/ou externas estão pautadas pela garantia de um efetivo equilíbrio de sustentabilidade pautadas nas dimensões: social, econômica, cultural e ambiental. Esses pilares irão nortear e contemplar programas sociais como um conjunto articulado de projetos e de ações políticas que envolve cursos, eventos, prestação de serviços, preferencialmente, integrando extensão, pesquisa e ensino.

Pirâmide exemplificando a organização de quatro itens: Topo = Ambiental, Meio = Social, Econômico, Base = Cultural

PRINCIPAIS LINHAS DE AÇÕES E PROJETOS:

 

  • Promoção de Saúde Integral;
  • Educação, Arte e Cultura;
  • Empreendedorismo Social;
  • Fomento à Cidadania e aos Direitos Humanos;
  • Preservação do Meio Ambiente;
  • Facilitação de Acesso à Justiça;
  • Diversidade Étnica Cultural, Inclusão Social e Acessibilidade.

 

Desta forma, a Unijorge, almeja a inserção da comunidade acadêmica e administrativa nas atividades de aplicação social do conhecimento, atuando com ou sem parceria e contribuindo para uma transformação social. Assim, pelo compromisso social, cuida para que todas as ações sejam praticadas e exercitadas em situações reais, visando fortalecer a ação provedora de um futuro mais humano e sustentável, ampliando a atuação em Responsabilidade Social (RS) propriamente dita, de forma aderente às necessidades contemporâneas da sociedade.

Ler mais +

Projetos Permanentes da Unijorge

Instituto de Saúde – IS é uma clínica-escola interdisciplinar criada em 2007 que integra todos os cursos de saúde da instituição e disponibiliza atendimento gratuito à população interna e externa. É um projeto destinado à construção de conhecimento e à prática profissional em benefício da sociedade. Os cursos que fazem parte do Instituto de Saúde Unijorge são: Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Em 2022, foram realizados, em média, 1.000 atendimentos mensais.

 

Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ visa a formação integral de futuros advogados não apenas preparados tecnicamente para o exercício da advocacia, mas também conscientes de seu papel social. Nesse sentido realiza, durante todo o ano, atendimentos jurídicos à população carente.

 

Núcleo Amado: Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIA+, que presta serviços de apoio, inclusão, orientação jurídica e suporte a saúde global gratuitas à população LGBTQIA+.

 

Núcleo de Acessibilidade: trata-se de premissa institucional que visa promover um sistema educacional inclusivo em todas as modalidades de ensino, sem discriminação e com base na equidade de oportunidades para todos os seus estudantes. Ampara-se na Constituição Federal, na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB), na Lei 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e demais dispositivos legais e normativos estabelecidos em âmbito nacional, dispondo-se ao acolhimento das diferenças no ambiente educacional.

 

Programa de Cooperação Técnica: Município de Salvador & Unijorge – Em 2017 foi assinado, no Palácio Tomé de Souza, um Convênio de Cooperação Técnica, entre a prefeitura de Salvador e a Unijorge. A parceria previa ações de responsabilidade social em prol das comunidades em situação de risco, em particular, a execução de estudos e projetos de urbanização, educação, engenharia e saúde em áreas de ocupação precária, reforçando as ações da Codesal – Defesa Civil de Salvador.

Em 2021, a renovação do convênio foi ampliada com vistas à atividades acadêmicas englobando também os Programas de Extensão e Responsabilidade Social, mobilizando os professores e alunos, em área de ocupação precária na cidade de Salvador, como um todo.

Ler mais +

Ler mais +

Unijorge do Bem

Selo da Diversidade Étnico Racial

 

 Desde 2017, a Unijorge, tem recebido o Selo da Diversidade Étnico-Racial, que trata-se de um reconhecimento pela realização de uma ação de política pública que fez a diferença: trouxe conhecimento e competitividade para o mercado em que atua, por meio de intercâmbio de informações e experiências de boas práticas no âmbito da equidade racial.

 

Selo de Reconhecimento de Instituição Socialmente Responsável

 

Selo de Reconhecimento de Instituição Socialmente Responsável – As ações de Responsabilidade Social da Unijorge vêm recebendo o reconhecimento por parte da Associação Brasileira dos Mantenedores da Educação Superior (ABMES) por meio da concessão do Selo de Instituição socialmente responsável.
Este selo reconhece a Unijorge como Instituição que trabalha por um futuro melhor pra sociedade. E quando se busca essa meta em grupo, os resultados são ainda melhores. Isso não seria diferente para as milhares de Instituições de Ensino Superior (IES) particulares que participaram da “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular” desde sua primeira edição, realizada em 29 de outubro de 2005.

 

Selo de Diversidade LGBT+

 

Em Setembro de 2022 fomos reconhecidos pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur), da capital baiana, com a certificação do Selo da Diversidade LGBT+.
Para nós, da Unijorge, isso significa muito! Essa é a confirmação de que um trabalho sério, comprometido e ético só pode render bons frutos. Coincidentemente o prêmio ocorreu no mês em que o Núcleo Amado (Núcleo de Apoio à Comunidade LGBTQIAPN+ da Unijorge) completou dois anos.
Ao longo destes anos, foram realizadas inúmeras ações de inclusão, orientação jurídica e psicológica gratuitas a população LGBTQIAPN+. Com respeito e empatia, nós acolhemos e estamos dando vez e voz a quem ainda sofre as marcas do preconceito e da invisibilidade.

 

Ler mais +

Contato

Você pode entrar em contato com o Núcleo de Responsabilidade Social através do e-mail: [email protected]

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller